top of page
Buscar

Como é feita a escolha da prótese de silicone?

  • Foto do escritor: jugaiotto
    jugaiotto
  • 16 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de abr. de 2022

Quais os tipos de prótese? Por cima ou por baixo do músculo?



Muitas pacientes chegam à consulta com algum tamanho de prótese de silicone em mente. Isso nos ajuda a ter uma noção de estilo de resultado buscado- mais natural ou mais evidente – porém, a escolha do tamanho das próteses vai depender do biotipo da paciente, características da pele (elasticidade), cobertura tecidual da mama, medidas de diâmetro do tórax e das mamas, além da experiência de nós especialistas.


Essas características anatômicas também guiam a escolha por implantes redondos ou de formato anatômico (gota), que tenham maior ou menor projeção para a frente (perfil baixo, moderado, alto ou super alto) ou com texturas mais lisas ou mais rugosas na superfície.

Outra questão importante é decidir se a prótese será colocada por cima ou por baixo do músculo. Normalmente, realizamos um teste para avaliar a cobertura na parte superior da mama: um pinçamento manual destes tecidos (“pinch test”) e, quando a medida resultante é maior que 2cm, indica uma boa cobertura para colocarmos os implantes por cima do músculo (o que chamamos de plano retromamário ou subglandular).


É uma das técnicas mais usadas, sendo vantajosa para pacientes com um pequeno grau de flacidez, além de permitir uma recuperação mais rápida. Desvantagens seriam maior palpabilidade e visibilidade dos implantes, rippling (ondulação) e contratura capsular.

.

Quando não há cobertura suficiente, optamos por colocar os implantes abaixo do músculo (total ou parcialmente - dual plane – quando o músculo cobre a prótese apenas na parte superior). As vantagens desses planos seriam menor risco de visibilidade, palpabilidade dos implantes e contratura capsular. Desvantagens seriam recuperação um pouco mais lenta, maior risco de mal posicionamento dos implantes, menos preenchimento do contorno medial superior e graus variados de modificação de contorno dos implantes durante a contração muscular.

Outra opção é a cirurgia híbrida: colocação do implante subglandular com enxertos de gordura no pólo superior da mama, para deixar o contorno dos implantes menos aparentes ou corrigir assimetrias.


Na consulta médica, analisamos o estilo de vida da paciente e objetivos, a fim de escolhermos o melhor para cada caso.


Gostou? Deixe seu comentário ou dúvida, te respondo!

Dra. Juliana Gaiotto


 
 
 

Comments


001.png
bottom of page